quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que os jovens esperam do mercado?

Uma pesquisa realizada pela 10ª edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens® estudou o perfil  profissional dos jovens e o que eles acreditam que o mercado de trabalho espera de um profissional recém-formado.

Cerca de 25% dos entrevistados acredita que comprometimento seja a questão primordial. Vinte e três por cento crê na capacidade de aprendizagem. Questões como espírito empreendedor foram ressaltadas por 13% e 9% lembraram da motivação.

Enquanto os jovens pensam em habilidades por um lado, as empresas objetivam outras questões por outro. A principal exigência do mercado de trabalho tem sido estímulo à inovação, ou seja, explorar a habilidade do jovem em trazer soluções a problemas e buscar novas ideias para as propostas apresentadas. Outras questões como trabalho em equipe, capacidade de análise, raciocínio lógico e competências para sintetizar e organizar também são considerados requisitos relevantes.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Você está cuidando da sua carreira?


Tão importante quanto estar bem preparado para os desafios do mercado de trabalho é saber como cuidar de sua carreira profissional. E você, está cuidando da sua? Pensando nisso, as autoras Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini lançaram o livro "Carreira: você está cuidando da sua?".

O livro é indicado para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho,  para aqueles que têm dúvidas sobre o assunto, para quem tem qualquer idade mas quer rever suas escolhas e para os gestores, pais, professores e mentores que querem entender melhor a relação entre o jovem e o mercado.
Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Alexandre Hohagen (Facebook), Fabio Barbosa (Grupo Santander), Marcelo Williams (Unilever) e Wagner Brunini (Basf) são alguns exemplos de profissionais que foram convidados a contar um pouco sobre suas trajetórias profissionais, sentimentos e escolhas que vivenciaram durante todo o processo de construção de suas carreiras.

Ficou interessado? Confira abaixo algumas dicas para você e sua carreira:
1. Ter clareza sobre quem você é. Resgate sua historia de vida, destaque os principais acontecimentos e entenda como eles impactaram na construção de sua identidade. Isso pode lhe dar pistas sobre, por exemplo, como é seu processo de escolha.
2. Reflita sobre seus valores. O que para você é fundamental? Do que você não abrirá mão?
3. Quais são seus objetivos de vida? O que você quer no futuro? Quais são seus sonhos? Quais são seus desejos?
4. Quais são suas competências? O que você faz muito bem? É importante ter clareza sobre seus pontos fortes, pois a carreira será baseada naquilo que fazemos bem e não naquilo que temos que desenvolver.
5. Conheça o mercado de trabalho, pesquise sobre os segmentos que tem interesse, sobre a empresa que quer trabalhar, sobre a área que te chama atenção. Veja se este segmento/empresa/área tem os mesmos valores que você e se nesse lugar você tem chance de conquistar seus objetivos. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Futuros investimentos de sucesso

O sucesso de sua carreira não está pautado apenas pela sua formação, ou mesmo nos cursos que você investe. É preciso estar atento, também, às boas oportunidades do mercado e às melhores vagas.

Um levantamento realizado pela Universum, com mais de 160 mil profissionais de negócios e engenharia, listou as 50 empresas mais atrativas para se trabalhar do mundo. A pesquisa foi realizada com indivíduos dos doze países com as mais fortes economias.

Dentre algumas tendências para o mercado, está o interesse entre equilibrar o trabalho com qualidade de vida. Outro ponto é que as empresas financeiras chamam atenção de setores da engenharia, enquanto as de TI focam em áreas mais específicas de negócios. Além disso, as organizações financeiras estão se tornando menos atrativas para quem busca carreira em negócios.

Na revista Você S/A, você pode acompanhar duas listas: uma de negócios e outra de TI, com as empresas mais atrativas para o futuro.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FGV-EAESP realiza Feira de Marketing Walmart Brasil


Sustentabilidade é a palavra do momento. Pensando nisso, o departamento de mercadologia da FGV-EAESP, o Walmart Brasil e os alunos do curso de graduação em Administração convidam a todos para mais uma edição da Feira de Marketing Walmart Brasil: Produtos Sustentáveis.

O evento acontecerá no dia 8 de novembro, terça-feira, das 13h às 16h, na quadra do 7° andar da FGV-EAESP (Rua Itapeva, 432) e é aberto para todos os interessados.

Você que quer saber mais sobre projetos relacionados a esse tema, não pode perder esse encontro.

sábado, 5 de novembro de 2011

As metrópoles das oportunidades


A consultoria PriceWaterhouseCoopers realizou um estudo que mostra quais são as 26 metrópoles do mundo que mais geram oportunidades para seus habitantes, analisando os aspectos econômicos, comerciais, financeiros, sociais, culturais e de inovação de cada cidade.



Os dados para o levantamento foram fornecidos pelo Banco Mundial (Bird) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que ainda revelam os prós e contras de cada cidade. Tóquio, por exemplo foi eleita a melhor do mundo para ser sede de grandes corporações, mas é uma das que possuem custo de vida mais alto. Enquanto isso, no topo do ranking está a cidade de Nova York, que agrupa a maior número de benefícios quando se fala em qualidade de vida, levando também em conta os critérios de habitação, saúde, segurança e oportunidade de negócios.

E o Brasil não ficou de fora dessa lista. São Paulo ficou na 24ª posição no ranking geral, com destaque para a 4ª colocação em arte e cultura e o 10º lugar em sustentabilidade.

A pesquisa completa será divulgada no Brasil no dia 22 de novembro, durante a 5ª Mostra FIESP/CIESP de Responsabilidade Socioambiental.