terça-feira, 31 de julho de 2012

Como as Redes Sociais influenciam na vida profissional

Hoje, o currículo de um profissional é complementado pelas redes sociais que ele possui. De acordo com uma pesquisa internacional, 34% dos executivos brasileiros acreditam que o Linkedin e o Facebook vão, em breve, tomar o lugar dos currículos tradicionais. O estudo ainda mostrou que a metade dos brasileiros ouvidos pela pesquisa afirma que a redes sociais são eficazes quando o assunto é contratação.

O professor Maurício Morgado, da FGV – EAESP, avalia que as empresas têm, atualmente, mais opções para conhecer um candidato, e quem está a procura de um emprego possui agora mais um canal para buscar novas oportunidades: “eu acho que isso tudo [a presença das novas mídias] se integra para facilitar a apresentação do profissional para quem está fazendo a apresentação”, concluiu o professor.

O resultado da pesquisa, indicando que os brasileiros apostam no fim do currículo de papel, demonstra um pouco do perfil do mercado de trabalho no país, que é bastante ligado à internet e aos meios de comunicação.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O surgimento da internet no Brasil


O engenheiro eletricista Demi Getschko pode ser considerado um ícone na história da internet brasileira. O diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) e professor da PUC-SP, conduziu, na década de 1980, a partir da Fapesp, os trabalhos que levariam o país a se conectar à rede mundial de computadores.

Em entrevista exclusiva à revista GV-executivo, Demi contou suas percepções e revelou que não aprecia ser denominado “pai da internet brasileira”.

Você conduziu a equipe que, 20 anos atrás, foi responsável pela primeira conexão brasileira com a internet. Como você chegou a essa posição?
O caminho começou na Universidade de São Paulo. Eu sou engenheiro eletricista, formado em 1975 pela Poli-USP, e sempre trabalhei na área digital. Comecei a me envolver com essa área em 1972, ainda como aluno de graduação, quando me tornei estagiário do Centro de Computação Eletrônica da USP, o CCE. Logo depois de formado, comecei o Mestrado e depois fiz o Doutorado, sempre na Poli, e continuei trabalhando no CCE, onde fui galgando algumas posições. Com isso, o meu envolvimento com computadores e redes não parou mais.

E como isso nos leva ao nascimento da internet brasileira?
Dois episódios foram importantes. O primeiro ocorreu em 1985, quando eu fui convidado para trabalhar na Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Eles estavam montando um centro de processamento de dados, um CPD convencional, com o objetivo de automatizar os processos de controle de bolsas e auxílios, e aí me contrataram para tocar esse projeto. E o segundo episódio aconteceu por volta de 1986 ou 87, quando começou um movimento, principalmente entre os físicos da USP, mas também da Unicamp e da Unesp, de pesquisadores que voltavam de seus doutorados no exterior e sentiam falta de uma conexão internacional para não perderem contato com seus grupos de pesquisa lá fora. E ainda no Rio, a UFRJ era outra que tentava ver se fazia algo de forma independente. Conheci gente como o professor Michael Stanton, da PUC do Rio, entre outros, e percebemos que estávamos meio que batalhando pelo mesmo objetivo.

Então, a primeira conexão internacional brasileira não foi a da Fapesp por uma questão de
semanas?
Sim, mas veja. Como nós, na Fapesp, demoramos um pouquinho, quando fomos pedir ao Laboratório Fermi para fazer a nossa conexão, a resposta que tivemos deles foi a seguinte: “Olhe, essa história de ligar máquinas isoladas à Bitnet sem ser dos Estados Unidos não é uma boa ideia. Os europeus, quando se ligaram à Bitnet, criaram uma rede deles chamada EARN, European Academic Research Network, e a EARN é que é ligada à Bitnet”. Foi aí que criamos uma rede chamada ANSP, que era a sigla de “An Academic Network at São Paulo”. A ANSP foi constituída de cinco máquinas – USP, Unicamp, Unesp, IPT e Fapesp –, e conseguimos a entrada dessa rede na Bitnet. Isso gerou a primeira conexão coletiva do Brasil, porque a primeira conexão, a do LNCC, era individual.

Para concluir, como você enxerga a evolução da internet no futuro próximo?
A principal mudança resultará da chegada recente do IPv6, a nova versão do protocolo IP. A quantidade de endereços possíveis na rede passa a ser tão enorme que qualquer coisa vai poder ter um número IP. Daí vem a história de que todas as coisas poderão endereçar e ser endereçadas na rede: celulares, canetas, eletrodomésticos, qualquer objeto. E, certamente, pessoas espertas desenvolverão aplicativos que farão essas coisas se comunicarem da melhor forma possível. Isto é o que o pessoal está chamando de “internet das coisas”.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O sonho do MBA no exterior pode estar mais difícil


O sonho de cursar um MBA no exterior pode estar ficando cada vez mais difícil. Isso porque houve alterações em uma das etapas no GMAT (Graduate Management Admission Test), o que pode ter deixado a prova mais complexa. Desde junho deste ano, a avaliação ganhou uma nova seção, chamada Integrated Reasoning (“raciocínio integrado”), que visa avaliar a habilidade do profissional em analisar dados e informações de diversas fontes e formatos, como gráficos, tabelas, planilhas e interpretação de texto.

Alguns especialistas acreditam que o problema desta nova etapa do exame é que o aluno poderá ficar mais cansado para resolver as demais questões. A prova, a partir de agora, será composta de ensaio (30 minutos), raciocínio integrado (30 minutos), matemática (75 minutos) e comunicação verbal (75 minutos).

No Brasil, ainda são poucas as escolas que recorrem ao GMAT. Um exemplo delas é a FGV-EAESP, com o OneMBA. Para a coordenadora executiva do OneMBA da Escola Silvia Sampaio, a nova exigência da prova será benéfica. “A seção de raciocínio nos permitirá conhecer melhor a capacidade analítica do candidato. Ou seja, uma vez exposto a diversos dados, poderemos avaliar como ele combina e explora as informações recebidas para tomar decisões”, explicou.

O mais indicado é que os candidatos realizem testes e simulados, para irem se adaptando à nova realidade no GMAT. “Ela representa mais uma oportunidade de a pessoa mostrar suas competências. Esse é o intuito, e não dificultar o teste”, diz Silvia.

terça-feira, 24 de julho de 2012

MBA, um investimento para a vida


Foi-se o tempo em que o diploma de graduação era um diferencial e tanto para carreira. Hoje, o profissional que possui ambição de crescer na vida e, principalmente, almeja maiores salários, necessita investir em uma pós-graduação de qualidade.

Apesar do balanço do IBGE do crescimento de 0,3% na média salarial de profissionais com ensino superior completo, as ofertas mais generosas ainda são para os que optam pelos MBAs (Master of Business Administration). No entanto, arcar com os custos de uma formação especializada requer um planejamento cuidadoso.

O professor de Finanças da FGV-EAESP, Fabio Gallo, recomenda que, para um correto, planejamento, é preciso que sejam levantados os seguintes pontos: curso, Instituição, gastos com alimentação diária, transportes, livros e até mesmo o deslocamento até a região onde se pretende estudar. “Se for o caso de optar pelo EAD (ensino à distância), é importante que se tenha em mente os encontros presenciais periódicos e o preço de gasto com o descolamento”, sugeriu ele.

Após ter em mente os gastos, escolha o método de financiamento. Se tiver condições financeiras, opte pelo pagamento à vista, pois, acaba saindo mais econômico durante o período do curso, além do desconto no ato do pagamento. Algumas empresas oferecem patrocínio, ou seja, financiam o estudo de seus funcionários. Outro importante ponto é tentar recorrer a uma bolsa de estudos pelo CNPQ, ou pela Capes.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

OneMBA: reconhecimento internacional


Nos últimos anos, ter uma experiência profissional no exterior está se tornando um diferencial muito procurado no mercado de trabalho. Uma das causas é o aprimoramento da grade curricular dos MBAs internacionais das principais escolas de business do mundo.

A mudança curricular é devido a forte influência de economias emergentes, como o Brasil, China e Índia. Isso tem despertado o interesse de investidores, recrutadores e dos jovens de países desenvolvidos. As dez primeiras escolas no ranking do jornal inglês Financial Times, referência para o segmento, oferecem cursos voltados para os países emergentes.


Para os brasileiros que buscam iniciar um MBA internacional no país e concluir no exterior, a FGV-EAESP oferece o OneMBA. Criado em parceria com quatro escolas internacionais (China, Estados Unidos, Holanda e México), é um dos cursos mais reconhecidos nacional e internacionalmente que qualifica executivos para o sucesso na economia global emergente. Eleito o melhor MBA Executivo do Brasil segundo o ranking da Revista Você SA e um dos melhores do mundo pelo ranking do Financial TimesAcesse e saiba mais.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O passo a passo para a resiliência no trabalho


Não se pode falar em êxito no mercado de trabalho sem mencionar a resiliência. Isso porque a palavra pode ser interpretada como a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. Ou seja, inserido no contexto do mercado de trabalho, o termo é sinônimo de encarar a pressão e a competição do mercado em momentos complexos.

Para o professor da FGV-EAESP, Paulo Yazigi Sabbag, a resiliência é um fator crítico para enfrentar os desafios desta primeira metade do século.

Acredita-se que o sucesso no trabalho é atingido quando seguem-se os nove passos para a resiliência. São eles:

Autoeficácia: é a capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados desejados.

Competência social: é compreendida como a capacidade de adquirir um estímulo externo para resolver situações críticas.

Empatia: é a habilidade promotora tanto da competência social quanto da solução de problemas.

Flexibilidade: é a tolerância à ambigüidade e à maior criatividade.

Tenacidade: trata-se da persistência e da capacidade de agüentar situações adversas.

Solução de problemas: são aqueles indivíduos preparados para diagnosticar problemas, planejar soluções e agir, sem perder o controle das emoções.

Produtividade: refere-se à propensão a agir e à busca de soluções novas, tomam iniciativas.

Temperança: é a capacidade de regular emoções, mantendo a serenidade em situações difíceis.

Otimismo: é uma competência resultante da união de três outras: a competência social, a proatividade e a autoeficacia.

O importante é saber criar oportunidades e administrar suas competências de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Betalabs: empreendedorismo e inovação


A FGV-EAESP procura estimular o lado empreendedor e inovador de seus alunos, especialmente durante a sua formação. A Fundação tem tradição em formar os profissionais para o mercado de trabalho e sempre que possível busca divulgar os casos de sucesso desses alunos.

Um case de sucesso é a Betalabs, fundada em 2010 por ex alunos da FGV-EAESP, que se dedicavam à empresa em paralelo às suas carreiras no mercado financeiro. A inspiração para o negócio tem surtido efeito. A empresa, que desenvolveu uma nova solução de software de gerenciamento que dispensa servidores - o ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning) - que funciona na nuvem através de blocos funcionais chamados módulos, está ganhando credibilidade no mercado e destaque na mídia.

O empreendedorismo, que saiu da sala de aula e foi aplicado no mercado, promete uma revolução no mercado de Tecnologia da Informação. Isso porque o programa auxilia a forma com que as empresas de pequeno e médio porte gerem seus negócios e que possivelmente, aposentarão os antigos softwares de gerenciamento.

Para saber mais sobre o software na nuvem acesse.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A briga pela fidelidade


Na tentativa de quebrar a hegemonia da Apple, Samsung e Google fecham parceria para explorar mercado de bens de consumo tecnológicos. Uma das maiores apostas da parceria é o Nexus, tablet que entrou para concorrer fortemente no mercado.

Apesar das altas barreiras do segmento, o que as empresas estão deixando claro é que a disputa pelos usuários é declarada e mais acirrada do que muitos especialistas esperavam. “O que está acontecendo nesse mercado é uma ‘batalha de ecossistemas’”, afirma o professor da FGV-EAESP, Marcelo Coutinho.

Segundo ele, ganha quem oferecer a maneira mais robusta para o cliente se manter conectado. Isso significa ter um dispositivo para cada momento do cotidiano dos consumidores. "O uso do computador está mais restrito ao horário de trabalho. No caso do smartphone, isso é mais distribuído ao longo do dia", concluiu o professor.

Em outras palavras, grandes marcas, como Microsoft, Google, Apple e Amazon, criam espécies de amarras digitais para atrair e manter os seus clientes. No entanto, apesar das inúmeras apostas das companhias, ainda não está claro como conquistar a fidelidade do consumidor em um mercado tão concorrido e com players tão fortes.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Curso: como se tornar um empreendedor


As habilidades de um bom empreendedor não existem por pré-disposição genética. Apesar de algumas pessoas nascerem com certas facilidades para o ramo dos negócios, são os cursos, o trabalho e a dedicação para aprender que proporcionam os grandes chamarizes de um profissional para o mercado.

Para o gerente de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP, Rene Fernandes, as características essenciais do empreendedorismo podem ser aprendidas e devem ser praticadas. “Existem cursos de especialização que podem fazer a diferença”, concluiu Fernandes.

A característica mais importante de um bom empreendedor é a capacidade de se aprimorar sempre, aliada ao domínio e liderança nos processos.

Ainda segundo Fernandes, os cursos são responsáveis pelo desenvolvimento da criatividade, reconhecimento de oportunidades e treinamento ferramental, além do conhecimento para competição do mercado.

terça-feira, 10 de julho de 2012

FGV abre inscrições para o vestibular 2013/1


A Fundação Getulio Vargas está com as inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação para o primeiro semestre de 2013.

Em São Paulo, são ministrados os cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Economia e Direito. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de Outubro e as provas ocorrerão nas seguintes datas:

Administração de Empresas e Administração Pública (EAESP - São Paulo)

9 de dezembro de 2012

Economia (EESP - São Paulo)

1ª fase - 2 de dezembro de 2012

2ª fase - 16 de dezembro de 2012

Direito (Direito GV - São Paulo)

1ª fase - 11 e 15 de novembro de 2012

2ª fase - Entre 10 e 14 de dezembro de 2012 (exame oral)

No Rio de Janeiro, há cursos de Administração, Economia, Direito, História, Ciências Sociais e Matemática Aplicada. As inscrições estão abertas até o dia 1º de Outubro e o vestibular ocorrerá em 21 de Outubro. Os candidatos têm a possibilidade de ingressar com base no resultado do ENEM - para tal, a taxa de inscrição é de R$ 10,00 - ou de concorrer nos dois processos, o vestibular e o ENEM. Nesse caso, o vestibulando deve pagar as duas taxas de inscrição.

Os interessados têm até as 18h do dia 17 de agosto para aproveitar as condições especiais na taxa de inscrição, pagando R$ 75,00. Após essa data, será cobrado o valor integral: R$ 150,00. Os alunos da rede pública do Rio de Janeiro têm até o dia 24 de setembro para solicitar a isenção da taxa de inscrição, mediante comprovação por documentos. Em São Paulo, a documentação pode ser entregue até o fim do prazo de inscrições, no dia 17 de outubro.

Saiba mais informações no edital do vestibular de 2013/1 da FGV.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Julho, o mês para investir nos estudos


O mês de julho acabou de começar e junto com ele chegam as inscrições para pós-graduações, mestrados profissionais e MBAs nas universidades e fundações do Brasil.

Antes de optar por qualquer curso, é necessário uma análise de caso e um estudo minucioso de metas sobre a sua carreira, além da avaliação das características de cada curso,como o programa, os professores, a escola, o reconhecimento no mercado e o investimento exigido.

Atualmente, no Brasil, um programa de pós-graduação com duração de dois anos e carga horária entre 450 e 620 horas tem valor estimado entre R$ 30 mil e R$ 80 mil reais, variando de acordo com a universidade.

Para o professor de Finanças da FGV-EAESP, Fábio Gallo, antes de decidir sobre a melhor forma de bancar a pós-graduação, é preciso colocar absolutamente tudo na ponta do lápis. “É muito comum o estudante traçar um plano e esquecer dos custos adicionais como material escolar, transporte, combustível, estacionamento e alimentação”, concluiu.

Há quatro alternativas básicas e que podem fazer toda a diferença em um curso: o pagamento à vista, que proporciona um gasto mais controlado durante o curso e até mesmo um desconto de até 15% em relação ao valor total; uma bolsa de estudos, para as escolas que oferecem esta alternativa; um empréstimo, cujos juros de pagamento para o MBA variam de 1,95% a 3,17% ao mês; e saque no banco, porém é recomendável que esta seja a última opção, pois só é vantajosa caso a rentabilidade das aplicações seja menor do que dos juros cobrados durante o empréstimo bancário.

Esse mês, continuam disponíveis as inscrições para o processo seletivo do OneMBA, da FGV-EAESP. Você pode se inscrever pelo site até 16 de Julho. Saiba mais.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aprovados no vestibular do 2º semestre de 2012 da FGV-EAESP


A lista de aprovados no vestibular do 2º semestre de 2012 da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi liberada essa semana. Duzentos vestibulandos foram aprovados na 1ª chamada da prova, realizada em 3 de Junho de 2012.

Os classificados devem se direcionar à Rua Itapeva, 432, com certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos), foto 3x4 (recente e colorida) e certificado militar (para os homens). Candidatos estrangeiros devem levar, além da foto, Registro Nacional de Estrangeiro e passaporte com visto permanente ou com visto temporário de estudante.

A data da matrícula varia entre 18 e 19 de Julho, dependendo da classificação no ranking de aprovados, e a divulgação da lista da 2ª chamada acontecerá no dia 20 de Julho.

Confira a lista dos aprovados na 1ª chamada do vestibular 2012/2 da FGV-EAESP:.

Consulte suas notas no site, com seu número de inscrição e senha.

Para saber mais informações, acesse o edital.

Pós-graduação, um crescimento necessário


Um estudo feito pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e planejado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estimou que o Brasil deve formar 82 mil novos mestres e doutores, por ano, até 2020.

O aumento não se deve apenas à necessidade de mão de obra qualificada, mas também, e principalmente, ao desenvolvimento do país. O surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias aumenta gradativamente a demanda por profissionais melhor capacitados.

Para o professor dos cursos de especialização da FGV-EAESP, Renato Guimarães Ferreira, após a pós-graduação, o profissional aumenta sua gama de recursos, tornando-
se mais integrado e capaz de entender as expectativas de sua empresa.

Segundo o PNPG, a estimativa é de que, apenas para 2013, o número de mestres e doutores cresça 16%.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Guia de sustentabilidade terá nova data


As empresas interessadas em participar do Guia Exame de Sustentabilidade 2012 terão até 6 de julho (sexta-feira) para realizar a sua inscrição.

A metodologia do Guia foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP e tem como principal objetivo avaliar as estratégias, compromissos e práticas das empresas sob os aspectos econômico-financeiro, ambiental e social.

Ao final do processo, os participantes recebem um relatório completo com seu desempenho.

Para participar, é necessário responder a um questionário. As inscrições são gratuitas.