segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Você está cuidando da sua carreira?


Tão importante quanto estar bem preparado para os desafios do mercado de trabalho é saber como cuidar de sua carreira profissional. E você, está cuidando da sua? Pensando nisso, as autoras Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini lançaram o livro "Carreira: você está cuidando da sua?".

O livro é indicado para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho,  para aqueles que têm dúvidas sobre o assunto, para quem tem qualquer idade mas quer rever suas escolhas e para os gestores, pais, professores e mentores que querem entender melhor a relação entre o jovem e o mercado.
Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Alexandre Hohagen (Facebook), Fabio Barbosa (Grupo Santander), Marcelo Williams (Unilever) e Wagner Brunini (Basf) são alguns exemplos de profissionais que foram convidados a contar um pouco sobre suas trajetórias profissionais, sentimentos e escolhas que vivenciaram durante todo o processo de construção de suas carreiras.

Ficou interessado? Confira abaixo algumas dicas para você e sua carreira:
1. Ter clareza sobre quem você é. Resgate sua historia de vida, destaque os principais acontecimentos e entenda como eles impactaram na construção de sua identidade. Isso pode lhe dar pistas sobre, por exemplo, como é seu processo de escolha.
2. Reflita sobre seus valores. O que para você é fundamental? Do que você não abrirá mão?
3. Quais são seus objetivos de vida? O que você quer no futuro? Quais são seus sonhos? Quais são seus desejos?
4. Quais são suas competências? O que você faz muito bem? É importante ter clareza sobre seus pontos fortes, pois a carreira será baseada naquilo que fazemos bem e não naquilo que temos que desenvolver.
5. Conheça o mercado de trabalho, pesquise sobre os segmentos que tem interesse, sobre a empresa que quer trabalhar, sobre a área que te chama atenção. Veja se este segmento/empresa/área tem os mesmos valores que você e se nesse lugar você tem chance de conquistar seus objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário