quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aprendendo na vida real


No estudo de Administração de Empresas, é importante adquirir uma vivência empresarial, mesmo que de modo simulado, como nos estudos de caso, que nada mais são do que relatos de uma situação real de negócios por um determinado tempo, a fim de motivar os alunos a refletirem sobre um problema e pensar numa solução adequada.

Para o professor da FGV-EAESP, Rodrigo Bandeira de Mello, o método de ensino baseado em casos não é uma exclusividade do ensino em Administração. Ao contrário, o método chegou à área inspirado em campos como o da Medicina e o do Direito, nos quais ele é uma tradição estabelecida há mais tempo. “A universidade de Harvard foi pioneira em adotar o recurso e instituiu, ao longo dos anos, um padrão de excelência na elaboração e uso de casos, divulgando-o para escolas de Administração em todo o mundo”, concluiu Mello.

No entanto, para que o programa gere bons resultados, a pró-atividade e interesse por parte dos alunos é fundamental, cabendo ao professor incentivar, mediar e corrigir as dúvidas conceituais e ajudar a propor soluções. Mais do que entender o caso, os estudantes devem se preparar para argumentar com seus colegas para a situação-problema exposta, formando decisores e protagonistas do sucesso do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário