quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Empreendedorismo e liderança


Apesar de estarem frequentemente associados, os termos liderançaempreendedorismo não caminham necessariamente juntos. Às vezes, uma pessoa surge com uma boa ideia, consegue transformá-la em um negócio rentável, mas não possui características para comandar o barco. Quando o empreendedor não possui essa característica, é preciso encontrar alguém que assuma o papel de líder.

Gilberto Sarfati, professor da FGV-EAESP, ressalta que é fundamental que, ao menos um dos líderes, seja também dono de uma empresa, pois é ele quem deve indicar o direcionamento da empresa e guiar a equipe para onde ela deve ir. Segundo o professor, as características mais pertinentes a um gestor são a capacidade de fazer escolhas sob pressão, inspirar, motivar, influenciar as pessoas e manter um diálogo direto e honesto com os membros da equipe.

Para saber se o empreendedor tem o espírito de liderança, é preciso fazer uma profunda e sincera autoanálise: "Pode começar revendo a sua trajetória na escola, na faculdade, nos empregos anteriores e constatando se costumava tomar a frente dos projetos ou não", aconselha Sarfati. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas (incluindo diversos profissionais), a liderança é, sim, um dom que pode ser adquirido ao longo da vida. Algumas pessoas já nascem com essa característica, mas isso não quer dizer que ela não poder ser aprendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário