quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Perfil do empreendedor muda para melhor


Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas, em conjunto com o Sebrae, mostra que o perfil do público empreendedor brasileiro mudou. E os dados apontam que a taxa de sucesso das novas empresas também é maior, por conta desse novo perfil empreendedor. Em 2002, a parte da população referente a empreendedores era de 20,9%. Em 2012, esse número chegou a 30,2%, um crescimento de 44% na taxa de empreendedorismo.

Muito se deve a educação e formação dos jovens, que representam uma parcela considerável de novos negócios. Hoje, no Brasil, existem mais pessoas querendo ser dono do próprio negócio do que desejando um bom emprego. O nível de escolaridade dos empreendedores também colabora para números tão positivos na expansão e manutenção dos negócios novos.

Hoje, 47% dos empreendedores têm ensino médio completo, contra 29% em 2002. Esse tipo de formação ajuda os donos a tomar as decisões corretas. Prova disso é que 70% das empresas surgem porque seus donos souberam identificar uma oportunidade de negócio, e não por necessidade, que era o fator mais comum há 10 anos, já que, em 2002, apenas 42,6% dos empreendedores identificavam uma oportunidade.

Para Marcelo Aidar, professor de Administração e Empreendedorismo da FGV- EAESP, esses números fazem a diferença: “A chance de ele [empreendedor] conseguir criar um negócio mais robusto, que emprega mais pessoas, é maior. E isso é muito bom para a economia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário