segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

2013: o ano dos concursos públicos


A carreira no setor púbico nunca foi tão disputada como nos últimos anos. Estima-se que existam cerca de 12 milhões de brasileiros disputando uma vaga em carreiras públicas – um número recorde ao registrado há cinco anos. Para quem deseja ingressar no setor, este ano se apresenta como um ano oportunidades: mais de 120.000 vagas devem ser preenchidas, neste ano, nas esferas federal, estadual e municipal em todo o país.

"Existe, nessa geração, a redescoberta do bem público. Até alguns anos atrás, trabalhar para o governo era quase nocivo, coisa para burocratas sem aspirações profissionais. Foi preciso subverter essa lógica para atrair a mão de obra qualificada", diz Marco Antônio Carvalho Teixeira, vice-coordenador do curso de Administração Pública da FGV-EAESP. É que até meados da década de 1990, era praticamente impossível para um servidor progredir na carreira, e os salários eram, na média, 30% mais baixos do que os pagos pelas empresas privadas.

Para o professor, esse é um cenário bastante animador: "Tudo passa pelo bom funcionamento do estado. Quanto mais profissionais de alto quilate zelando pelo bem comum tivermos, mais eficiente será o nosso estado”, ressalta. No entanto, quem busca uma vaga no setor, deve-se preparar muito bem. Em média, os candidatos dedicam um ano inteiro aos estudos antes das provas de seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário