segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Planos e metas


Como você pensa em tocar seus projetos de vida em 2013? São muitas preocupações que tomam conta da vida: estudos, trajeto profissional, metas pessoais, além de toda a questão social inerente à vida de uma pessoa. Há também o papel de cidadão na construção de uma sociedade que todos desejam melhorar, enfim, todas as dimensões que compõem um projeto de vida.

O professor da FGV-EAESP, Luiz Carlos Cabrera, escreve sobre carreiras e sintetiza uma boa maneira de pensar nos projetos de vida para o ano que está só começando: “O plano de felicidade para 2013 deve ter um único grande objetivo para cada uma dessas carreiras. Não mais que isso. Cada meta deve ser desafiadora, viável, estimulante e mensurável. Também devemos planejar a carreira profissional. Afinal, vivemos sob um modelo capitalista no qual as pessoas precisam ter para ser. Cada um de nós deve prever o quanto quer e precisa ter. Esse plano se apoia num tripé composto por ciclos fechados, evolução dos direitos decisórios e harmonização cultural. Os ciclos fechados demonstram sua competência em iniciar e terminar planos e projetos”, concluiu o professor.

É importante definir os ciclos que devem ser encerrados no ano, desde o começo. Esforços são necessários para influenciar e destacar percepções sobre a harmonia entre valores culturais, pessoais e os da empresa onde se trabalha. E, completando com as palavras de Cabrera, “ para um plano de felicidade funcionar, recomendo que ele seja escrito e salvo numa pasta 'Desafios 2013' e revisto periodicamente. Esse plano poderá ajudá-lo a ter um ano novo muito desafiador e cheio de realizações pessoais e profissionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário