quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ajuda coletiva


Você sabe o que crowdsourcing? É um termo cunhado pelo professor jornalista norte americano Jeff Howe, que significa, liretalmente, “fonte da multidão”. Ou seja, é utilizar a inteligência e conhecimento coletivos para desenvolver soluções que agradem os consumidores. Como a troca de ideias ocorrem com diversas pessoas, a possibilidade de aproximação do gosto público é ainda maior.

O crowdsourcing ocasionou um boom nas iniciativas colaborativas pela internet e atualmente, esse é um modelo de negócio muito importante. É aplicável também para a esfera comunicacional, com as diversas plataformas midiáticas, como as comunidades online e mídias sociais. Aliás, é através dessas mídias, com a comunicação direta com os consumidores, que muitas ideias para brainstormers são levantadas.

“Muitas empresas exploram o poder do pensamento coletivo por meio de iniciativas baseadas na inteligência de uma multidão para obter resultados”, diz Francisco Saraiva, professor da FGV-EAESP. Esse sentimento de união é o que move a identificação com determinadas ações e assim, criar algo benéfico e criativo – o que o mundo empresarial mais pede na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário