segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Conheça dicas para vencer dificuldades no trabalho


Desafios e pressões fazem parte do dia a dia em um ambiente corporativo competitivo. De acordo com Paulo Yazigi Sabbag, consultor e professor da FGV-EAESP, uma das alternativas para superar as adversidades é a resilência.

Esse conceito da psicologia, que na verdade veio da física, define a capacidade das pessoas em lidar com problemas, obstáculos e pressões do trabalho, sem entrar em algum tipo de surto psicológico e se adaptarem às diversas situações.
Veja algumas dicas de Sabbag para alcançar a resilência no trabalho.

Tenacidade: característica é um apego obstinado a uma ideia, a um projeto; é a persistência para alcançar uma meta. Isso é muito importante para ter a capacidade de resistir à pressão por resultados extraordinários.

Controle das temperanças: é a capacidade de lidar melhor com as emoções. Para Sabbag, a prática de meditação é uma das formas de controlar melhor as emoções. "Os brasileiros têm a mais baixa pontuação no controle emocional. É uma característica cultural, mas que pode ser trabalhada para ser mudada aos poucos", completa Sabbag.

Auto eficácia: é a autoconfiança que vem das crenças mais profundas que a pessoa tem. Para Sabbag, em casos extremos de falta dela, só com terapia isso pode ser solucionado, mas existem hábitos que podem ser estimulados no dia a dia.

Proatividade: trata-se da primeira reação diante de um obstáculo, fazendo algo a respeito. “A proatividade pode ser aprimorada quando damos um sentido a própria vida. Ter um objetivo, seja ele pequeno ou grande, é muito importante para nossa motivação diária", completa o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário