sexta-feira, 1 de março de 2013

Os principais sinais que dizem que está na hora de repensar seu negócio


Ter o próprio negócio é atingir a liberdade, trabalhar com o que gosta e tomar as decisões por conta própria. Mas e quando as coisas não vão bem? Algumas vezes, não temos saída e decisões difíceis precisam ser tomadas. Nem sempre é fácil, e desistir pode ser uma opção, mas se você realmente acredita no sucesso do seu negócio, existem alguns fatores que podem mostrar quando é a hora de, ao menos, repensar alguns pontos da sua empresa e reergue-la. Confira-os:

1 – Finanças no vermelho

Para que um negócio funcione, é preciso ter um planejamento de longo prazo, assim fica mais fácil avaliar a situação financeira em que se encontra a empresa.

“Para chegar a desistir do negócio é porque ele não está condizente mais com o mercado e não está tendo retorno financeiro. As vendas estão ruins e colocando em risco a lucratividade do negócio, isso se não estiver levando prejuízo”, explica o professor Adalberto Belluomini, professor da FGV-EAESP.

Esses sinais mostram que algo está errado com a empresa e você não pode ignorá-los. Esta situação pode acabar chegando a clientes, fornecedores e colaboradores, e isso só vai agravar ainda mais a situação.

2 – Novos ares no mercado

O professor Belluomini afirma que, por vezes, o mercado e o consumidor mudam do dia para a noite. O empreendedor precisa estar preparado para ter a frieza de perceber e se adequar a essas mudanças.

3 – Produto ultrapassado

Se você tiver um produto ou serviço da área da tecnologia, é imprescindível que você mantenha seus aparelhos e produtos atualizados.

Sempre é possível conseguir um bom negócio com pessoas que possam ter interesse em adquirir sua empresa, mas é preciso fazer uma pesquisa e um planejamento antes de realmente vender o negócio. Ele é a sua ideia, por isso, pense bem antes de tomar qualquer decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário