sexta-feira, 15 de março de 2013

Perfil corporativo: especialista ou generalista?


Quando se vai contratar um profissional novo para compor o staff de sua empresa, deve-se levar em conta diversos fatores. Um deles é o perfil do colaborador, levando em conta que existem dois perfis globais: especialistas e generalistas.

 As companhias pensavam, por um bom tempo, que podiam preencher seus cargos com um ou outro desses perfis. Portanto, a complexidade com que se desenvolve o mercado mostrou que era necessário ter um equilíbrio entre esses dois perfis. Isso porque os generalistas geralmente mostram mais perfil de comando e capacidade de gerência, justamente por terem passado por diversas áreas diferentes dentro de uma empresa e entenderem como elas funcionam e que pontos podem ser melhorados.

 Por outro lado, especialistas são necessários em funções que conhecimentos avançados na área são precisos. Muitas empresas de determinados ramos sequer podem existir sem a presença de especialistas em seu quadro de funcionários.

 Eles são os responsáveis por cumprir as necessidades diárias do serviço. Ana Luisa Pliopas, coordenadora de estágios e colocação profissional da FGV- EAESP, afirma que as matérias dos cursos nas faculdades são definidas pela demanda de trabalho do mercado, e que atualmente os generalistas são os mais procurados. “As empresas esperam que profissionais tragam soluções que ninguém mais conseguiu pensar”, afirma Ana Luisa Pliopas. O mais aconselhável para os profissionais que pretendem ingressar no mercado é tentar mesclar características de ambos os perfis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário