terça-feira, 28 de agosto de 2012

De olho no mercado internacional


 De acordo com o Departamento de Comércio Americano, os brasileiros ocupam a terceira posição dos turistas que mais gastam em compras nos Estados Unidos. Os dados apontam que mais de 1,4 milhão de turistas brasileiros irão visitar o país neste ano, principalmente as cidades de Miami e Orlando, onde o comércio voltado para o público latino é muito forte. Segundo estimativas, esse número deve dobrar até 2026.

Um dos principais motivos que está levando tantos turistas ao mercado norte-americano é o preço do dólar, que está em um patamar aceitável. Outra razão seria o alto custo com a burocracia e infraestrutura brasileiras, sem contar os impostos que, embora apresentaram queda nos últimos meses, continuam bem altos, o que ajuda a desfalcar a competição de produtos nacionais com os preços internacionais, principalmente nos setores de perfumaria, cosméticos e roupas.

Segundo Juracy Parente, professor da FGV-EAESP, o segmento de confecção de roupas é o mais prejudicado, principalmente levando em consideração os públicos de classe média e classe média alta."Em algumas lojas da Flórida, mais da metade das compras são de brasileiros. O varejo americano não briga só pelo preço. Ele tem relacionamento intenso com a Ásia e é muito eficiente na construção de marcas de prestígio, o que chama atenção do consumidor". Além disso, o aspecto cultural do consumidor brasileiro supervaloriza as marcas consideradas grifes de alto padrão e prazer de poder fazer compras no exterior", concluiu o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário