segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tornando-se um profissional melhor


Dentro do trabalho, as pessoas adquirem saber de duas maneiras principais; a primeira, faz-se através de cursos, conferências e especializações. A segunda maneira é aprendendo durante o trabalho: fazer parte de uma equipe, se relacionado com clientes e enfrentado problemas – essas últimas ações representam entre 70 e 90% da aprendizagem de um profissional.

"A atitude de quem quer aprender é diferente da de quem quer ser ensinado, e essa diferença é muito importante. Se uma atitude passiva é um defeito, ser curioso é uma competência a ser praticada", diz Luiz Carlos Cabrera, professor da FGV – EAESP. Não se incomode em errar – como diz o velho ditado, é errando que se aprende. A maioria das pessoas não sabe lidar com o fracasso, já que a aprendizagem por tentativa é geralmente interrompido precocemente, apesar de ser um processo rico e cheio de lições.

Cada profissional cria suas próprias metodologias de trabalho e não existe melhor nem pior, apenas o que rende mais para cada um. Mas, qualquer que seja seu estilo, é preciso lembrar que aprendizado exige persistência. Só coisas muito simples são compreendidas plenamente num primeiro momento. Por isso, nada de deixar que uma dificuldade passageira se transforme numa desistência. Tente outra vez, até aprender fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário