sexta-feira, 10 de agosto de 2012
O que você oferece para o mercado de trabalho?
“O que você traz à mesa?” Essa é uma expressão utilizada por Ana Luisa Pliopas, professora da FGV – EAESP, durante as entrevistas que realiza em processos de recrutamento de empresas. Esse é um dos principais focos da professora: descobrir quais as competências que um candidato pode oferecer no âmbito profissional.
O posicionamento de um profissional é um dos itens mais avaliados nas grandes empresas, uma vez que define como o indivíduo se enxerga e quais são as suas aspirações e desejos tanto na vida profissional, como pessoal. Pliopas espera dos candidatos mais do que crescimento na empresa – ela quer saber como as habilidades pessoais podem ser aproveitadas para resolver problemas e criar soluções sustentáveis no ambiente corporativo.
De acordo com a professora, “o posicionamento permite uma conversa profissional estruturada e requer autoconhecimento e reflexão. Alguns candidatos repetem um discurso de elevador, com frases decoradas e cheias de lugares-comuns, no anseio de aproveitar ao máximo a atenção de seu interlocutor. O discurso decorado e repetido sem levar em conta com quem se dá o diálogo é muito distante do posicionamento, que por sua vez transmite a segurança de quem o candidato é, e a determinação de onde quer chegar.” Os candidatos com maior potencial de crescimento, segundo a Pliopas, são aqueles que conseguem ver o ambiente corporativo integrado com as ansiedades pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário