segunda-feira, 4 de março de 2013

Gestão ambiental de negócios

Está claro que as empresas se preocupam cada vez mais com o meio ambiente, devido ao iminente esgotamento de recursos naturais e à enorme pressão exercida pelos consumidores e pela sociedade. O que tem se tornado tendência entre as empresas que visam um posicionamento sustentável é um aprimoramento da gestão de impacto da empresa e das dependências de seus negócios em relação aos recursos naturais necessários.


Em outras palavras, as empresas não só estão se tornando mais sustentáveis, como também têm aprimorado o conceito de sustentabilidade, aplicando-o de maneira estudada e não apenas em práticas de fachada. Isso vem de um choque de realidade sofrido pelas empresas, que sabem dos impactos de seus negócios e que eles são absorvidos pela sociedade.

Como saber afinal, o quanto as florestas contribuem para a vazão dos rios e prevenção de enchentes? Ou o quanto a coleta seletiva realmente influencia na reciclagem final?

O Professor Renato Soares Armelin, coordenador do Programa de Sustentabilidade Global do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV- EAESP, afirma, em texto próprio, que essa técnica de mensurar impacto pode ter limitações metodológicas, mas que, mesmo assim, essas empresas que mensuram seus impactos largam na frente em três aspectos: melhor percepção de viabilidade de novos negócios; maior eficiência na redução de riscos em suas dependências; e maior redução do impacto externo. Esse é o futuro das práticas sustentáveis.

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