segunda-feira, 29 de abril de 2013

E-commerce deve oferecer experiência positiva ao cliente

Hoje em dia, parece que a internet vai transformar todas as boas ideias em pilhas de dinheiro, mas a realidade não é bem assim. Por mais que as capas de revistas de negócios mostrem, dezenas de pessoas que ficaram milionárias da noite pro dia com seus e-commerces, na verdade uma grande parte das pessoas que investem nesse negócio não consegue chegar a grandes números e correm o risco de estagnar em um faturamento inferior a R$5.000 por mês.

Ter uma loja virtual e colocar a maior variedade de produtos com preços competitivos não é o bastante para se destacar entre os milhares de sites que existem. Para isso, é fundamental que o site ofereça uma experiência positiva para o usuário que estiver navegando por ele, como relacionar produtos de uma maneira eficiente e usar o poder de opinião de pessoas que já adquiriram produtos do seu site (como um mecanismo que mostra os produtos comprados pela pessoa que navegou por aquela página).

 Evitar problemas nas entregas, como atraso ou produtos com defeito, ajuda a construir uma imagem de qualidade para o negócio. Por isso, é fundamental investir e cuidar muito bem do departamento de logística e do centro de distribuição de seu site.

O professor Tales Andreassi, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) afirma, em texto próprio, que um bom e-commerce necessita gerar boa experiência, agradar o usuário e oferecer informações sobre o produto. E ainda mais importante que tudo isso, é ser bem atendido, caso haja necessidade, ter desconto e receber o pedido dentro do prazo de entrega, sem problemas de desvio, troca ou danificação. De maneira geral, o consumidor precisa perceber que a compra valeu a pena e que pode novamente adquirir mais produtos naquele site.

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