segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pequenas empresas abrem portas investindo pouco

Há muito tempo, o pequeno e microempreendedor tem seu lugar ao sol no Brasil. Mas agora, mais do que nunca, essas pequenas empresas estão ganhando mercado e com cada vez menos investimento. Isso acontece porque a tecnologia reduz a burocracia, as barreiras e aumenta o poder de divulgação dessas empresas, além de permitir testar, pesquisar e expandir um negócio sem precisar investir alto para isso.

Alguns setores possuem maior atratividade para os microempresários do que outros, casos como o da internet, que é muito imediatista, tanto no feedback quanto nos resultados, e é possível adaptar-se rapidamente conforme a empresa saia do curso esperado pelo público, diferente de outros setores mais tradicionais, nos quais os empreendedores precisam lidar com competição acirrada, investimento e planejamento. "Os negócios tradicionais só terão viabilidade se forem planejados e lidarem bem com a gestão, como a questão de prazos e o capital de giro", afirma o professor da FGV-EAESP, Gilberto Sarfati.

 Por esses motivos é cada vez mais comum ver jovens migrando das empresas e tentando abrir suas próprias companhias, ou startups, como são chamadas as empresas iniciantes da área de tecnologia. Por ser uma área muito nova e com muito espaço para criatividade, esses jovens encontram brechas de mercado que podem ser aproveitadas com pouco dinheiro, uma equipe familiar e muita força de vontade.

É o mercado do futuro chegando ao Brasil, onde investimento em dinheiro não é mais importante do que inovação e dedicação.

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