quarta-feira, 3 de abril de 2013

Índice de bem-estar brasileiro

 A Escola de Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) fará um estudo, em parceria com o Movimento Mais Feliz e a rede social MyFunCity, para descobrir o Índice de Bem-Estar do povo brasileiro. O Well Being Brazil (WBB) que é coordenado pelas três instituições citadas acima, pretende fazer esse índice através de diversas etapas, para conhecer os resultados em dezembro.

 A primeira etapa para elaboração começou mês passado, em um debate interno na EAESP, para definir a modelagem estatística do questionário que será aplicado. Além disso, há um site da WBB (www.wbbindex.org/site/), no qual existe uma área específica para receber sugestões e análises do público. Numa das etapas seguintes, vai acontecer a coleta de dados, tanto virtualmente como pessoalmente.

 Esse índice pretende ir além do já existente Felicidade Interna Bruta (FIB), que calcula a riqueza das regiões com base em Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)."Os indicadores já existentes, como o FIB, são bons, mas nenhum deles consegue responder plenamente o que nós queremos saber: o que realmente é um fator de bem-estar para o brasileiro. E nós entendemos que só existe um caminho para isso que é perguntar ao cidadão", afirma Fabio Gallo, professor da FGV-EAESP que participa do desenvolvimento do estudo.

 Serão, ao todo, 10 indicadores, entre eles, transporte e mobilidade, profissão e dinheiro, consumo, entre outros. A iniciativa pretende impulsionar avanços tanto para iniciativa pública, como para a privada. A rede social MyFunCity será o canal para atingir o público onde ele estiver, fazendo um levantamento de dados através de pesquisas interativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário