quarta-feira, 24 de abril de 2013

Jovens têm mais chances no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está mudando nos últimos anos. Isso porque temos mais jovens credenciados a assumir cargos gerenciais do que antigamente, e também a população está envelhecendo. Com isso, a lógica do mercado de trabalho como conhecemos começa a mudar, e temos chefes jovens passando instruções para empregados mais velhos. Um estudo realizado pela FGV-EAESP constatou que os jovens enfrentam menos barreiras nos processos seletivos do que os profissionais mais velhos, mesmo que estes possuam muito mais experiência no mercado de trabalho. Isso acontece muito mais por preconceito por parte do mercado de trabalho do que por demérito dos profissionais mais velhos ou capacidade dos jovens. Existem alguns pré-conceitos formados acerca dos mais velhos que se espalham por diversas empresas e impregnam o mercado de trabalho, como a crença de que os mais velhos são acomodados, menos flexíveis e têm problemas em aceitar liderança de pessoas mais novas que eles.

Por outro lado, o mercado de trabalho, quase como um todo, crê que os jovens são mais adaptáveis, possuem maior familiaridade com a tecnologia e são mais criativos.

Essas crendices são quase regras em todo o mercado de trabalho. Mesmo que na teoria as empresas reconheçam o valor do profissional mais velho, como já citamos aqui no blog da EAESP, (http://fgv-eaesp.blogspot.com.br/2013/04/a-importancia-de-olhar- para-os.html), isso não vem se repetindo na prática. Mas essa realidade do mercado de trabalho deve mudar em breve, quando as empresas não terão opção senão incorporar profissionais mais experientes em seu corpo, e, assim, o mercado de trabalho ficará mais equilibrado entre experiência e criatividade, algo que já deveria estar acontecendo a muito mais tempo em várias vertentes do mercado de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário