Nenhum assunto é pauta para tanta discussão quanto casamento e finanças. Isso porque, apesar do amor, muitos casais encontram dificuldades em conseguir administrar o patrimônio em conjunto.
O consultor de Finanças Pessoais, Gustavo Cerbasi, explica que isso acontece devido a fatores sentimentais, hábitos, histórico familiar e, até mesmo, complexidade de cada ser. Gustavo é formado em Administração Pública pela FGV-EAESP e autor do livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”.
Em seu levantamento, um dos principais problemas que Cerbasi encontrou foi o que ele chama de infidelidade financeira. “Ela ocorre quando o acordo monetário feito entre os dois é quebrado” afirma Celina Ramalho, professora da FGV-EAESP e consultora da assessoria econômica Semear. Não há fórmula mágica. O casal tem que estar disposto a se manter unido, para fazer dar certo as finanças.
Para enriquecer juntos, marido e mulher precisam:
1) Negociar dívidas – nada desestabiliza um ser humano tanto quanto problemas com contas. Organizar prioridades e estabelecer metas para o pagamento são a chave para o casal.
2) Substituir juros – evite os juros altos, mesmo que isso seja esticar ainda mais parcelas para reduzir o valor das mesmas.
3) Boa reputação – seja o cliente que todo banco procura ter e beneficiar. Pague as contas em dia e mantenha um bom relacionamento com o gerente do banco.
4) Crie uma reversa – guardar dinheiro é um habito muito positivo para o casal, já que evita imprevistos e também auxilia investimentos futuros.
5) Consumo consciente – é muito importante o casal investir no bem-estar dos dois. Poupar dinheiro quando necessário e investir são pontos importantes para melhorar a relação.
6) Planejamento – finanças não sobrevivem sem planejamento. Calcule investimentos e despesas, que o casal certamente viverá em melhor harmonia.
7) Poupar pode ser positivo – Poupar auxilia a manter as finanças em dia e positivas.
8) Conhecimento de mercado – Investir no mercado, ainda que em um negócio pequeno, é sempre positivo. Ter um negócio consistente sempre auxilia nas finanças.
9) Pesquisa de mercado – de nada adianta investir e se manter estagnado. Quando o assunto é finanças, a cautela tem que ser grande e a disciplina e estudo constantes.
10) Independência financeira – nada é mais positivo para uma relação do que a tranquilidade no bolso. Quando o casal atinge isso, muitos problemas são amenizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário