sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Profissão: Trabalhadora e mãe

Depois de muitas revoluções femininas, ficou bem claro que o papel das mulheres está cada vez mais presente e em constante ascensão em nossa sociedade. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ver as mulheres assumindo postos que até então eram ocupados por homens.

Segundo dados do Guia VOCÊ S/A-EXAME – As Melhores Empresas para Você Trabalhar de 2010, no Brasil apenas 23% das mulheres estão em cargos de gerência, 12% em diretoria e 7% na presidência.

Ainda hoje é comum vermos mulheres de 35 anos abandonando cargos por se sentirem omitidas de promoções e outras recusando cargos de chefia com receio de não conseguirem equilibrar emprego e família. Para amenizar estes questionamentos, muitas empresas estão adaptando políticas de trabalho para elas.

Algumas empresas acreditam no potencial feminino e passaram a determinar certos cargos de chefia apenas para mulheres. Além de estimular o trabalho, isso faz com que seja reduzido alguns preconceitos que possam existir com mulheres em altos cargos.

 É comum ver grandes empresas dedicando atenção às funcionárias que também são mães. Durante o período da amamentação, algumas empresas liberam o home office, já outras optam pela montagem de creches no próprio ambiente de trabalho.

Essa mudança de comportamento auxilia a mulher no sonho de fazer carreira sem deixar de lado o sonho de constituir uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário