sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Você sabe poupar seu salário?

As transformações que aconteceram na economia brasileira deram maior poder de compra aos brasileiros e tornaram o financiamento mais acessível, além de ter gerado mais empregos com melhor remuneração. Mas todas essas mudanças nos fazem refletir em cima de um ponto muito importante, a organização das finanças.
Apesar de estar muito mais fácil poupar, o brasileiro não sabe organizar seus gastos. O economista e pesquisador da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), Marcelo Neri, vem medindo essas mudanças ao longo dos últimos anos. Segundo ele, o número de pessoas nas classes A e B, da qual fazem parte as famílias que têm renda superior a 4 807 reais, cresceu 43,8% de dezembro de 2003 a dezembro de 2008.
Já a classe C, que representa as famílias com renda entre 1 115 a 4 807 reais, cresceu 25,2%. De acordo com o pesquisador, 32 milhões de pessoas ingressaram nas classes A, B e C entre 2003 e 2008 e outras 36 milhões devem se juntar a esse contingente nos próximos quatro anos, mantidas as condições econômicas do país.
O brasileiro costuma aumentar os seus gastos ao ver seu salário aumentando também, e acaba se endividando.
O professor William Eid, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), realizou uma pesquisa em 2008, com 135 funcionários endividados da instituição. A análise mostrou que há uma relação entre estresse financeiro e alguns indicadores de produtividade e planejamento econômico desse pessoal.
Quer saber como poupar seu salário? Veja aqui algumas dicas e sugestões para você organizar suas finanças e planejar seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário