Assumir um cargo de responsabilidade não é uma tarefa fácil. A atual estruturação do mercado brasileiro fez com que abrissem novas vagas e que os profissionais ascendessem cada vez mais cedo. O problema é que, em muitos os casos, faltam experiência e vivência aos novos líderes.
Confira abaixo algumas dicas para novos líderes:
Dica 1 – Gestão de pessoas: A maior dificuldade dos novos líderes é saber como gerir os seus subordinados. É fundamental sempre promover o respeito e a educação, mas também saber assumir as responsabilidades como gestor e promover soluções para possíveis problemas.
Dica 2 – Comunicação impecável: Não podemos falar em cargo de liderança sem pensar em uma comunicação impecável. A boa liderança vem com quem consegue se fazer ouvir e entender e, é claro, quem não tem problemas para falar.
Dica 3 – Postura de chefe X colega: Embora seja muito saudável manter um clima agradável no ambiente de trabalho, é necessário ter discernimento e saber os momentos em que se deve ser colega e chefe de seus funcionários. Coleguismo ou seriedade ao extremo comprometem a relação.
Dica 4 – Planejamento e resultados: O cargo de chefia necessita de um profissional que enxergue além do que vê, ou seja, ele é o responsável pelo planejamento e deve focar nos resultados. Mas, lembre-se que é papel do líder, também, estimular a equipe para chegar ao resultado. Cobrar muito, além de chato, pode ser ineficiente.
Dica 5 – Feedback: É papel do cargo de liderança saber posicionar o funcionário quando o trabalho está indo pelo caminho certo, e o que pode fazer para melhorar o trabalho sempre.
De acordo com Germano Glufke Reis, professor da FGV-EAESP, um bom gestor acredita, sabe identificar e ressaltar os pontos fortes e amenizar as falhas de seus subordinados. "É obrigação do gestor estudar a equipe e saber com quem está trabalhando". Para evitar injustiças, conheça o que cada membro de seu time tem a oferecer e monitore a evolução de cada um deles.
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