Quando um profissional precisa de emprego, ele procura mostrar seus conhecimentos e experiências anteriores como fator chave para chamar a atenção da pessoa que está aplicando o processo seletivo. Isso porque conhecimento e experiência são pré-requisitos para se ter, e manter, um valor de mercado e também a qualidade do trabalho. Pensando nisso, as grandes corporações começam a investir tempo e dinheiro em desenvolvimento de pessoas, através de um conceito relativamente novo, chamado Escolas Empresariais.
Essas escolas são iniciativas da própria empresa, visando capacitação profissional e desenvolvimento de liderança que não podem ser inseridos no dia-a-dia da corporação. A intenção é atualizar os conhecimentos do colaborador e, ao mesmo tempo, inserir novos temas aos seus conhecimentos.
Uma delas é a Universidade Whirlpool, lançada pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, que atende desde os responsáveis pela fabricação de eletrodomésticos, até diretores de diversos setores dessas companhias, por todo o Brasil. Esse processo de capacitação é um investimento em pessoas, que busca a qualificação de pessoal acima do lucro.
A Universidade Whirlpool conta com quatro módulos distintos para atender os diferentes perfis de profissionais que chegam até lá. São eles: Academia Whirlpool, voltados para a cultura da companhia; Academia de Liderança, para gerentes e gestores; Academia de Negócios, com competências ligadas ao negócio e visão estratégica; e Academia Funcional, ligada ao desenvolvimento da própria Whirlpool. Para o desenvolvimento do programa, a Universidade Whirlpool contou com uma consultoria da FGV-EAESP.
Fonte da imagem: Corbis Images
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