sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cinema ou estudos?

Não gosta de estudar, mas adora cinema? A FGV-EAESP tem a solução perfeita para você: aprenda com os filmes!


Alugue DVDs que tenham relação com algum tema que você está estudando ou revisando e convide seus amigos para uma animada sessão. Assim, vocês podem debater depois do filme e relacioná-lo com a matéria escolhida. Isso agiliza o raciocínio e ajuda também nas redações, pois dá um contexto mais amplo aos temas.


Dessa maneira você relaxa, mas aprende ao mesmo tempo. Algumas sugestões de filmes são: "As Cruzadas", que ilustra os costumes e as guerras do período medieval, "Tempos Modernos", sobre a Revolução Industrial, "O resgate do soldado Ryan", sobre a Segunda Guerra Mundial. Além desses, você pode ver também "A Guerra dos Canudos", que ajuda a entender esse episódio importante da história nacional, e "Uma verdade inconveniente" e "A farsa do aquecimento global", afinal é sempre bom ver os dois lados de uma questão que está em pauta sempre.


Por fim, lembre-se, nenhum filme substitui um livro ou uma aula, é somente uma maneira de ampliar os estudos e aprender divertindo-se.

Fonte 1
Fonte 2 
Fonte foto

Um comentário:

  1. O Cinema é uma grande e lúdica alternativa para a aprendizagem. Recomendo como professor e especialista no assunto, conforme artigos já publicados durante o período em que fui responsável pela coluna Cinema na Escola do portal Planeta Educação, através de meu site, o Vithais e também do blog Cinema e Primeira pelo qual sou responsável, além do livro que pude publicar, "Na Sala de Aula com a Sétima Arte" (Editora Intersubjetiva). Caso queiram trocar mais ideias sobre o tema, entrem em contato pelo e-mail profjoaoluis28@gmail.com. Até mais.

    ResponderExcluir