sexta-feira, 17 de junho de 2011

Clareza, coerência e coesão


O vestibular da FGV-EAESP é um dos mais exigentes, e uma boa dissertação faz a diferença. Porém escrever um bom texto muitas vezes não é fácil. Para aumentar as chances de ingressar na FGV-EAESP, algumas dicas para você ir bem na sua redação.

Leia muito sobre temas variados, normalmente os assuntos abordados na prova giram em torno do mundo corporativo e da atualidade. Os conhecimentos gerais, como embasamento histórico e geográfico são também muito requisitados e devem ser estudados e revisados com cuidado. O repertório conta muito no momento de escrever uma boa redação.

Seja coerente e claro. Faça um planejamento dos parágrafos e conecte-os de maneira a dar fluidez e clareza ao texto. Desenvolva os argumentos de maneira clara para convencer o leitor e explicitar o seu ponto de vista.

A simplicidade também é um ponto importante nesse momento da prova. Frases curtas e objetivas são as melhores maneiras de deixar o texto elucidativo.
Seja coeso sempre. Articule bem as frases com conjunções e preposições e relacione os parágrafos.

Mas, lembre-se, é necessário praticar para garantir um bom texto e não ficar nervoso na hora de desenvolver o tema proposto. Escreva redações sempre que puder, procure as provas anteriores da FGV-EAESP e veja os temas de dissertação. Depois, peça para alguém analisar e dar um feedback. Assim, até o final do ano, quando o próximo vestibular acontecer, você estará bem preparado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário