quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

As mulheres e o mercado de trabalho


Nas últimas décadas, diversos acontecimentos marcaram a sociedade brasileira. Muitos desses motivos culminaram na crescente participação da mulher no mercado de trabalho, fatos estes que podem ser de origens econômicas, sociais e culturais. A transformação da estrutura produtiva, a redução na taxa de natalidade e o processo de urbanização são alguns desses motivos tão relevantes.

De acordo com dados do IBGE, a população brasileira é formada por 200 milhões de pessoas, sendo que pouco mais da metade (51%) são do sexo feminino. Estudos recentes mostram os cargos mais elevados e altamente remunerados, que vêm crescendo mais rapidamente entre mulheres do que entre homens desde a década de 2000. Em suma, as mulheres respondem por 41% da força de trabalho no Brasil, sendo que 24% delas ocupam cargos de liderança dentro das empresas.

Um reflexo dessa tendência foi a criação do 10.000 Mulheres, um programa de âmbito internacional, do qual participa a FGV-EAESP aqui no Brasil. O projeto visa auxiliar mulheres de vários países a concretizarem o sonho de iniciarem um negócio próprio. “As mulheres que procuram pelo curso são empreendedoras. Para concorrer a uma das 35 vagas, devem ter um negócio próprio em funcionamento e não serem ex-alunas da FGV-EAESP ou demais escolas da Fundação Getulio Vargas", diz Tales Andreassi, coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário