quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Planejando a vida


O que você quer para sua vida nos próximos anos? Pensar na aposentadoria, pegar um tempo para si, ou investir na carreira? Para cada objetivo, há um planejamento a ser realizado e, para isso, faz-se necessário poupar com responsabilidade e disciplina

Acumular recursos para fazer um MBA, pós graduação ou um Master's Degree no exterior, por exemplo, exige grande planejamento e investimento. A variação cambial pode ser um grande problema nesse sentido – um montante de 200 mil reais em dois anos e, com uma taxa de câmbio a 2,30 reais, pode transformar os 200 mil reais 87 000 dólares, dinheiro que pode ser insuficiente para cobrir os gastos estimados.

Para um futuro tranquilo, a definição de onde investir para ter uma velhice confortável depende do perfil de risco de cada pessoa. Imaginando que o prazo de resgate seja flexível, por exemplo, o caminho natural, de acordo com o professor William Eid, da FGV-EAESP, seria procurar ações que ao longo do tempo ofereçam uma boa perspectiva de valorização.

Por uma outra perspectiva, um ano sabático fora do país pode ser uma boa maneira de se encontrar pessoal e profissionalmente. Aprender a aceitar a diversidade e administrar diferenças são qualidades que estão sendo cada vez mais valorizadas nos profissionais das gerações mais novas. Mas isso também exige um planejamento “Serão dois períodos distintos, o do sabático em si, que vai acarretar gastos grandes, e o período de busca de uma nova colocação profissional, na volta ao país", observa o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário