sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O perfil do consumidor brasileiro

De acordo com projeções realizadas pelo Ibope Inteligência a respeito da economia brasileira, o consumo das família cresceu cerca de 13,5% em 2012, uma alta comparável a países como a China. Ainda segundo o instituto, até o final do ano, os gastos nacionais devem ultrapassar R$1,3 trilhão, o que equivalente à soma dos PIBs da Argentina e Suécia.

Atualmente, o mercado brasileiro é campeão em diversos setores. Em nenhuma outra nação, o comércio de Tvs de tela fina e celulares cresce com tanta velocidade. O país já é o quarto maior mercado de carros no mundo, o terceiro em cerveja e cosméticos e lidera segmentos alimentícios, como a de produção de achocolatados. Os brasileiros não estão apenas comprando mais – estão gastando com qualidade. A classe média, por exemplo, é responsável por quase 80% do consumo das famílias.

Embora as regiões Sul e Sudeste sejam as que predominam como forças econômicas, os estados do Norte e Nordeste estão crescendo a todo vapor no que diz respeito ao consumo e também ao emprego. De 2003 a 2011, a renda média do brasileiro aumentou cerca de 33%. “As empresas oferecem oportunidades com carteira assinada, o consumidor se sente mais confiante para obter acesso ao crédito e a economia toda é favorecida”, diz Marcelo Neri, economista e coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV-EAESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário