segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fundos de sustentabilidade


Fundos de sustentabilidade se diferenciam dos demais porque atraem investimentos em modelos de negócios que levam em consideração ações de responsabilidade social e ambiental. Já nos anos 1980, nos Estados Unidos, esse tipo de negócio passou a ser identificado pela sigla SRI (Socially Responsible Investments). Empresas que trabalham com tabaco, álcool, jogos de sorte e armamentos, companhias que compactuam com o trabalho escravo ou qualquer forma de discriminação, não entram na lista.

O advento do ISE pela Bolsa de Valores de São Paulo, com metodologia criada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola da FGV-EAESP, tem o mérito de incentivar o uso de boas práticas no meio empresarial. As empresas com este selo não são apenas um referencial para os investidores, mas também, um modelo de organização ideal em um mundo que pede cada vez mais por sustentabilidade.

O investimento nesse modelo vem subindo. Em 2007, o capital aplicado em fundos de sustentabilidade no país somava R$ 500 milhões. Um ano depois, a Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) estimou que os fundos de sustentabilidade na Bovespa somassem R$ 2 bilhões até o final daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário