sexta-feira, 31 de maio de 2013

Medo da inflação diminui procura por produtos de alto valor


Apesar do poder de compra do brasileiro estar bom, a inflação atingiu o país e o preço da refeição fora de casa aumentou 9,5% no ano passado, segundo dados do IBGE. Devido ao aumento, o consumidor tem se prevenido de fazer extravagâncias desnecessárias na hora de comer fora, por exemplo. Com essa leve queda na intenção de consumo dos compradores, os estabelecimentos tiveram que tomar uma iniciativa para não deixar as vendas caírem. 

Foi o que aconteceu visivelmente com as redes de cafeteria. Esse é um tipo de negócio que vende um produto considerado Premium por seu alto valor agregado e preço, e que precisa concorrer contra padarias e contra o cafezinho caseiro, que, por um lado, não oferecem o conforto e não possuem o mesmo valor agregado. “Isso cria um dilema para o posicionamento das marcas. Elas se veem obrigadas a concorrer com padarias que se sofisticaram nos últimos anos, mas que não têm um ambiente tão aconchegante”, afirma o professor Juracy Parente, professor da FGV-EAESP

Com a queda no poder de compra do brasileiro causado pelo temor da inflação, esse é um produto que rapidamente sai da lista de prioridade dos consumidores. A solução encontrada foi oferecer combos pré-definidos, com o benefício do desconto. Além de garantir que as vendas continuem boas, esse tipo de estratégia permite que a marca aumente o ticket médio das lojas, trabalha a venda de produtos específicos e facilita a escolha do cliente, além de induzir o cliente a compra.

Fonte imagem: Corbis Imagens

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