quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O sonho do negócio próprio – saiba seus prós e contras


O sonho de muitos empresários e trabalhadores é sair do convencional emprego para abrir o seu próprio negócio na busca de autonomia, qualidade de vida, satisfação pessoal, mais segurança e retorno financeiro. A organização, a gestão e, principalmente, o planejamento são os passos para o sucesso. Acompanhe os prós e contras do negócio próprio.

Prós do negócio próprio
 
Em relação a qualidade de vida e autonomia, o profissional tem muito mais liberdade para determinar as decisões que julga mais correta para o seu negócio. Além disso, horário de trabalho, folgas e férias são determinadas conforme as suas necessidades.

O fato de você estar fazendo o que gosta, normalmente, possibilita ao empreendedor ter mais chances de chegar a tão desejada realização profissional.

É meio óbvio que se o negócio der certo, você poderá ganhar muito dinheiro. É bom sempre ter em mente que que todo o dinheiro recebido pelo negócio vai direto para o bolso do empreendedor (descontando impostos, salários e os custos de manter a sua empresa funcionando, nunca se esqueça!) Uma super vantagem é que você não depende de aumentos, bônus e promoções para escalar seus ganhos.

Contras do negócio próprio
 
Muito embora a haja mais qualidade de vida e autonomia para decisões, o profissional que quer ter o seu próprio negócio tem que seguir a risca datas e o horário de trabalho. De acordo com o coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP, Tales Andreassi, uma desvantagens é que nos primeiros anos você acaba trabalhando bem mais do que em um emprego convencional.

Realização profissional é muito importante para o negócio, mas cuidado com a ideia de tentar transformar um hobby ou paixão, pois isso não é sinônimo de sucesso. Muito cuidado com as idealizações!

Apesar de todas as possíveis vantagens do negócio próprio, não há garantias de que seu negócio vá dar certo. No início, os ganhos são inferiores aos lucros, e você pode acabar tendo que arcar com mais gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário