segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Trainee nem sempre vira gerente


Antigamente assumir cargo de treinee era o passo que antecedia a efetivação e uma ascensão rápida em uma grande empresa. Hoje, porém, este cenário não é mais o mesmo. Isso porque o cargo de Trainee começou a criar rivalidades e clima de instabilidade dentro de algumas empresas, além do fato de alguns funcionários não estarem suficientemente prontos para assumir alguns cargos.

De acordo com o vice-presidente do Grupo Foco – consultoria que atua em recrutamento de Trainees, Adriano Araújo, havia problemas de imaturidade e de inexperiência. O relacionamento com os demais funcionários ficava prejudicado e, consequentemente, o desempenho nas atividades também.

O que antes demorava cerca de dois anos (tempo de duração do programa) para um Trainee assumir o cargo gerencial, hoje ele deve mostrar serviço para atingir a tão desejada efetivação. A meritocracia conta muito para assumir cargos de responsabilidade.

Para chegar a posições de liderança, os Trainees têm de apresentar bom desempenho", afirma Isabela Garbers, gerente de recrutamento e seleção da AmBev, fabricante de bebidas.

A notícia boa é que as empresas têm cada vez mais se preocupado em oferecer vagas de Trainee. A notícia não tão boa é que nem sempre elas têm vagas para contratação de todos os seus Trainees, e por isso, é mais do que necessário evidenciar comprometimento, profissionalismo, responsabilidade e interesse pelo trabalho.

Fora a sutil modificação do mercado, a experiência como Trainee é muito válida e deve ser aproveitada ao máximo. Mostrar serviço não é apenas status, mas sim reconhecimento pelos seus méritos. Lembrando: para os competentes sempre haverá vagas.

Um comentário: