sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Saiba o que você irá enfrentar para se tornar um Trainee


Para você que sonha em edificar uma carreira de sucesso dentro de uma grande empresa, o cargo de Trainee pode ser uma boa maneira de iniciar. O candidato, na maioria das vezes já formado no ensino superior, passa por um criterioso processo seletivo - que dura em média 4 meses - para ingressar na empresa. O “pente fino” na seleção condiz com a importância de encontrar o candidato com o perfil que combine com a empresa e aos futuros cargos a serem assumidos. Em quase todos os casos, os Trainees, após adquirirem boa experiência e se destacarem, são promovidos a cargos superiores e de maior responsabilidade.
Assim, trazemos hoje no post, o passo a passo do processo seletivo que muitas grandes empresas aplicam para captar seus talentos, futuros gerentes, diretores e líderes.
O primeiro passo é a inscrição, o primeiro contato entre candidato e empresa. Nesta etapa inicial já são avaliados alguns quesitos básicos, muitas vezes já pré determinados pela empresa, para torná-lo elegível ou não para o processo seletivo. Experiências internacionais e fluência em outro idioma são fatores que pesam bastante. Geralmente o período das inscrições dura de 20 a 40 dias e a resposta é dada em até 7 dias. Passada essa primeira etapa, surgem os testes online. Nesta fase, o candidato deverá mostrar toda sua capacidade em provas e testes online sobre quatro temas: atualidades, raciocínio lógico, língua estrangeira e português. A resposta para esta fase vem entre 7 a 25 dias.
Sendo aprovado nestes testes - atingindo o mínimo estipulado pela empresa - o candidato terá a última fase. Esta - a mais importante de todo o processo seletivo - é a etapa presencial onde são propostas atividades que avaliam as outras competências do candidato bem como se o seu perfil se alinha ao que a empresa procura. 
Primeiramente, é feita a dinâmica de grupo onde o candidato deve se atentar a vestuário, vocabulário e atitudes diante dos cases, tarefas e tomadas de decisões. A resposta da dinâmica de grupo é dada em até 14 dias. Sendo aprovado na dinâmica, o candidato volta para realizar a prova oral de inglês. Tal idioma é quesito básico em muitas grandes empresas. A aprovação ou não na prova é informada ao candidato no mesmo dia. Assim, logo em seguida, pode ser aplicado o painel de negócios, onde os candidatos são instruidos a resolver um case mais complexo diante dos gestores da vaga e diretores da empresa. A resposta do painel é fornecida ao candidato em até duas semanas. 
Por fim, para finalizar o processo de seleção, são realizadas as entrevistas individuais onde um dos diretores da área conduzirá um diálogo para analisar o candidato mais a fundo, para realmente verificar se o perfil do candidato corresponde ou supera as expectativas da vaga disponível.
Assim, se prepare bastante para ser um grande concorrente diante das vagas mais almejadas nas grandes empresas. Invista na sua formação, realize um dos cursos de Administração da FGV-EAESP, a melhor Escola de Administração do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário