quarta-feira, 17 de abril de 2013

Jargões da vida corporativa

Trabalhar em empresas significa ter contato com diferentes tipos e grupos de pessoas, de diversas áreas, que têm diferentes histórias de vida e trajetórias profissionais. E isso reflete muito não apenas no comportamento, mas também - principalmente - na linguagem. Isso porque o linguajar corporativo é muito particular, tanto que varia muito de uma área para outra e até mesmo entre empresas. Preocupações nesse sentido ocorrem principalmente entre os novatos, que não estão familiarizados com os termos particulares, siglas e jargões.

 Muitos termos derivam do inglês, como “ROI”, que significa Return On Investment (em português: Retorno Sobre Investimento), que no mercado financeiro é utilizado para definir quanto uma pessoa está ganhando em relação a quantia investida. Outros exemplos são “sprint” e “scrum”, linguagem própria da área de TI. Esse segmento, inclusive, é famoso por seus milhares de códigos e termos quase indecifráveis. "A conversa entre duas pessoas da área da TI é ininteligível para quem é de fora. É hermético de propósito", diz Tales Andreassi, professor da FGV-EAESP. Para ele, essa linguagem corporativa tem como principal justificativa a criação de identidade tal qual proteção de conhecimento, algo semelhante às gírias criadas pelos adolescentes. "Eles [adolescentes] não sabem por que inventam gírias, mas é para buscar identidade, e isso é importante. Quem não usa [novos termos] quer ser enxergado como pessoa culta ou tem medo de ser visto como ignorante, mas é melhor se acostumar”, afirma o professor Andreassi.

Os jargões corporativos existem há muito tempo, mas tem ganhado força depois da globalização e internacionalização do acesso a informação em tempo real. Com isso, as pessoas passaram a se relacionar muito mais com pessoas de outros países. Para melhorar essa comunicação, termos em inglês foram surgindo e aos poucos foram incorporados ao dia-dia. Hoje, existe um verdadeiro enxame de termos e jargões. E como disse Andreassi, é bom se acostumar, pois eles dificilmente deixarão de existir. 



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