sexta-feira, 12 de abril de 2013

O bom momento do mercado de luxo brasileiro

Os últimos anos mudaram o cenário do mercado brasileiro de consumo. As pessoas subiram de classe social, experimentaram maior estabilidade financeira e possibilidade de adquirir produtos e serviços que antes eram intangíveis. É esse cenário que as marcas de luxo encontram no Brasil atualmente. O varejo de luxo brasileiro tem se tornado a menina dos olhos das marcas internacionais, principalmente na cidade de São Paulo, que possui 70% desse mercado. A estimativa é que o número de consumidores no Brasil chegue a 12 milhões.

Com isso, as marcas têm atingido seus públicos com mais facilidade. Estes são algumas conclusões do seminário “Mercado de luxo e o varejo brasileiro”, realizado pelo Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). No encontro, palestrantes apresentaram números e estudos desse mercado, tal como o perfil dos consumidores desse segmento e as principais marcas que desembarcam no país. Para Maria Cecília Coutinho de Arruda, economista e professora da FGV-EAESP, as perspectivas para esse mercado de luxo ainda são positivas e tendem a crescer ainda mais, mas as informações desse mercado ainda são dispersas, pouco precisas e diferem muito entre si.

 Isso tudo ainda é um reflexo da recente democratização do luxo no país, e esses estudos e números tendem a melhorar com o tempo e com a maior fixação do mercado.

 Fonte imagem: http://www.sxc.hu/photo/738110



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