quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Franquia é o caminho mais fácil?


Algumas pessoas pensam que negócios franqueados não apresentam riscos, com pouco trabalho e muito dinheiro. É bastante claro que o setor de franquias vem crescendo muito no Brasil, mas uma visão um tanto destorcida, que a mídia ajuda a criar, acaba gerando uma falsa impressão de que esse é um tipo de negócio sem riscos. Obviamente que isso não é verdade.

Entrar no ramo de franquias pode traz diversas vantagens, sendo a principal, poder usar o nome de uma marca já bastante conhecida, além de receber o know-how do negócio de forma estruturada, que levou anos para a empresa franqueadora conseguir reunir. Há também algumas desvantagens, como a dificuldade em adquirir a franquia de uma marca mais consolidada, principalmente se a loja estiver em pontos muito disputados. Os franqueadores irão optar por alguém com mais experiência, como alguém que já seja franqueado da rede.

“Se você pensa em adquirir uma franquia, é importante pesquisar muito. Vá às feiras, converse com franqueadores, com outros franqueados, faça pesquisas por contra própria, enfim, procure se inteirar bem do mercado em que quer entrar. E, antes de tudo, escolha um setor que tenha a ver com você, que lhe traga motivação. Afinal, como em todo o negócio próprio, você terá que trabalhar muito” diz Tales Andreassi, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV-EAESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário