sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O mercado dos consórcios


Mesmo contrariando algumas previsões que dizem que a oferta de crédito tende a cair por conta da estabilização da economia, os consórcios não param de crescer. Por meio deles, é possível adquirir desde um veículo até um imóvel, além de outros bens, como equipamentos eletrodomésticos, e diversos serviços, como viagens, festas de casamento e cursos universitários.

O professor William Eid Junior, coordenador do Centro de Estudos de Finanças da FGV-EAESP, acredita que o motivo do sucesso do consórcio é cultural, uma vez que o brasileiro não tem disciplina financeira e vê no consórcio uma opção para adquirir bens e muitas vezes não têm consciência das implicações do sistema "Mesmo que o participante faça os lances que podem dar a ele a chance de ter o bem antecipadamente, ele está em desvantagem, pois está desembolsando um volume maior de uma só vez, o que não ocorre num financiamento", explica.

Por conta disso, o sistema conseguiu reunir 5,13 milhões de ativos em novembro de 2012, de acordo com um balanço feito pela Associação Brasileira de Administração de Consórcio (ABAC). Dentre os cuidados necessários antes de tomar a decisão está o do cálculo do valor total que será desembolsado pelo bem – pagar duas vezes pelo valor, por exemplo - , além de ponderar o período dessas contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário