sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O fluxo de pessoas na cidade de São Paulo


Todas os dias, aproximadamente três milhões de pessoas se deslocam de bairros mais afastados da região metropolitana de São Paulo em direção ao chamado centro expandido. “Esse contingente de pessoas equivale a população do Uruguai", compara Ciro Biderman, especialista em economia urbana e professor dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV-EAESP.

O tempo que essas pessoas levam para chegar ao trabalho impacta de forma negativa na qualidade de vida, por conta da baixa qualidade dos transportes públicos. Segundo o professor, no Brasil, governantes insistiram por muitos anos em subsidiar o transporte particular e sucatear o transporte público.

O desconforto e a demora cada vez maior nos deslocamentos empurram as pessoas para o transporte individual, que agrava ainda mais a situação. "Carro é como erva daninha, vai para onde se criam novos espaços", diz Biderman. Por conta dessa situação, o governo estadual decidiu reforçar os investimentos em transportes de massa sobre trilhos na área metropolitana de São Paulo. Ao todo, são R$ 45 bilhões no triênio 2012/2015, que incluem R$ 29,9 bilhões para expansão do metrô paulistano. Os recursos não se destinam apenas a novos trajetos, mas também a uma readequação dos carros e estruturas que já são utilizadas. A destinação de elevado volume de recursos para a construção de transportes sobre trilhos, porém, não é suficiente para resolver a deficiência aguda na oferta de transportes públicos na cidade de São Paulo. Biderman acredita que os BRTs (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) devem seguir requisitos que nem sempre são aplicados nos corredores de ônibus existentes em São Paulo.

O acesso aos ônibus se deve dar em nível, diz, e também é importante que o pagamento seja feito antes de o passageiro entrar e que os coletivos disponham de espaço para ultrapassagem. Outra vantagem do sistema é o valor da obra: BRTs podem ser construídos a um custo de entre 10% e 15% menor do que custaria o mesmo trajeto por meio do metrô.

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