quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Circuito mundial do ensino de negócios


O Brasil é um dos países que mais se destacam no cenário internacional e apresenta um dos maiores crescimentos econômicos. A falta de talentos realmente capacitados em gestão deveria ter colocado o país como prioridade para as principais instituições de ensino de negócios americanas, há pelo menos 15 anos.

O foco dessas escolas acabou sendo outro, que apresentou um plano mais estruturado de educação e apoio aos estudantes. Países do Oriente, como China, Cingapura e Índia, desenvolveram programas conjuntos com instituições locais, até conseguirem instalar campi nesses países. No entanto, desde 2010, os olhos estão cada vez mais voltados ao Brasil, o que fez com que diversas das principais instituições de ensino superior no mundo começassem a criar modelos de intercâmbio por aqui.

As escolas brasileiras de ponta passaram a estabelecer alianças com instituições de renome mundial. A ideia é escolher uma escola credenciada pelas principais entidades internacionais de avaliação de programas e bem classificada nos rankings internacionais. A Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), por exemplo, se associou à Kenan-Flagler, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, à Rotterdam School of Management, da Europa, ao Egade, do México, e à Universidade Chinesa de Hong Kong para montar o programa OneMBA, que este ano comemora seu 10º aniversário."Enquanto nos países ricos o número dos que querem obter uma pós caiu nos últimos dois anos, as inscrições para o programa OneMBA da FGV-EAESP duplicaram no mesmo período", afirma Marina Heck, reitora associada do curso da FGV-EAESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário