segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Começando de baixo


Muitos dos altos executivos de grandes empresas não nasceram em meio a riqueza e privilégio que hoje têm disponíveis. A maioria deles começou ocupando cargos pouco especializados ou tiveram uma infância difícil.

De acordo com Moises Fry, professor dos cursos de mestrado e doutorado da FGV-EAESP, que está escrevendo um livro com os perfis de 31 presidentes de companhias, "80% dos entrevistados vieram de famílias humildes ou começaram de baixo nas empresas, em serviços como office-boy. O que os diferenciou foi a determinação e o objetivo claro de crescer na vida".

A maioria parte desses profissionais são homens maduros, na faixa dos 50 a 60 anos, geralmente com formação técnica em algum tipo de engenharia, ou administração de empresas. "Um traço comum entre eles é que eles continuam estudando e incentivam seus subordinados a fazer o mesmo, dando o exemplo", comentou o professor.

O que esses experientes empresários, extremamente técnicos, estão relutantemente tendo que aprender é um novo modelo de gestão de pessoas, que apresentam mais emoção e questões pessoais no ambiente de trabalho. "É muito difícil mudar, mas eles precisam saber lidar com pessoas e suas emoções. No mundo politicamente correto de hoje, a pressão é natural", completa Fry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário