sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Novo modelo de liderança


O papel de um líder hoje, no mundo dos negócios, está passando por uma grande transformação. Não basta apenas que o chefe diga como e o que deve ser feito – ele tem que explicar o porquê as coisas devem tomar um determinado rumo, e tem de fazer isso de modo convincente. Para João Baptista Brandão, professor de liderança e de gestão de pessoas na FGV-EAESP, a chave da nova liderança não está mais apenas na graduação ou na capacidade de gerenciar projetos, mas, tão importante quanto, é também saber gerenciar pessoas.

"Antes de tudo, é preciso construir vínculos de confiança. Sem confiança, os jovens não se comprometem", explica o especialista. O apego à informalidade é outra forte característica da geração Y, que está entrando agora no mercado de trabalho – outro ponto determinante é o imediatismo e volatilidade: se o jovem não está feliz no posto em que ocupa, nada o impede de seguir por outros caminhos. Não há mais o apego pelo trabalho que a geração anterior tinha.

A relação não-linear com a carreira é o que sintetiza essa Geração Y: ao mesmo tempo em que trabalham, eles também estudam, escutam música, veem um video que está fazendo sucesso, leem diversas noticias e compram coisas. Os gestores de RH que trabalham com métodos de décadas atrás irão ter muita dificuldade em se encaixar com esses novos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário